Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

 


Gambito Elefante
Gambito Elefante

 

Livro: COMPETIÇÕES DE XADREZ

Cover_front_medium

COMPETIÇÕES DE XADREZ
Regras-Leis-Regulamentos
Autor: Danilo Soares Marques
Sinopse:
Nas últimas décadas o xadrez ressurge como esporte, posição contestada, anteriormente, pela provável ausência do aspecto físico na sua prática. Nas olimpíadas de Sidney foi aceito como esporte de demonstração e será reintegrado definitivamente às competições que valem medalhas a partir de 2020. Esta conquista do mundo enxadrístico deve-se, na sua essência, ao abrupto aumento do número de praticantes do xadrez após a popularização da Internet. O esporte por ser de fácil acesso, necessita apenas de um tabuleiro e de um jogo de peças para ser praticado, é amplamente praticado na rede mundial de computadores atraindo adeptos de todo o mundo. Para a inclusão do xadrez nas Olimpíadas de Verão, a modalidade necessitou comprovar seu aspecto esportivo, a fim de convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que realmente era um esporte. Para tanto foram realizados estudos que comprovaram o xadrez como atividade física, sendo que, monitorados os batimentos cardíacos de jogadores em partidas de xadrez relâmpago, o resultado foi surpreendente. No ápice da disputa alguns jogadores apresentavam níveis de batimento cardíaco comparados ao de um corredor ao final da prova. Os altos níveis de atividade cerebral, os aumentos da circulação sanguínea, da liberação hormonal e a movimentação, principalmente dos membros superiores, exigem do enxadrista uma boa capacidade física e sobretudo motora. Há de se salientar também o aspecto postural e emocional, trabalhados constantemente durante o jogo.

 

Edição: (1) (2017)
ISBN: 978-65-000-3306-9
Número de páginas : 103
Tópicos: Educação de Filhos, Didáticos .
Palavras-chave: xadrez, competição .

Gambito Elefante

Gambito Elefante
O Gambito Elefante (também chamado de Contragambito da Dama ou Contragambito Englund) é uma rara abertura que se inicia com os movimentos:
  1. e4 e5
  2. Cf3 d5
Neste gambito, as Pretas ignoram o ataque no peão-e e imediatamente tentam tirar a iniciativa das Brancas. A ideia principal é de que as Pretas sacrificam um peão para ganhar um movimento e depois obter uma compensação por isto. A posição resultante é delicada para as Brancas, e pode assim ser uma boa surpresa de abertura para as Pretas. Entretanto, normalmente esta abertura é considerada ruim, pois se as Brancas jogarem com exatidão, as pretas não conseguirão recuperar o peão sacrificado.

topo