“O poder defensivo de uma peça pregada é apenas imaginário.” – Aaron Nimzovich
Toda segunda feira publicamos uma composição para ser comentada e resolvida pelos leitores. Na segunda feira seguinte publicamos a sua solução e uma nova composição.
As composições são selecionadas entre os formatos usados nos campeonatos mundiais de solução: mates em 2, mates em 3, mates em mais de 3 movimentos, inversos, ajudados e estudos. Em boa parte dos casos selecionamos composições utilizadas em competições oficiais.
Para esta semana selecionamos um mate direto em 3 movimentos que foi utilizado no primeiro Campeonato Mundial de Soluções, em Malinska (na época Iugoslávia), 1977.
Mate em3

Nos campeonatos mundiais a seção de diretos em 3 é formada por 3 problemas que devem ser resolvidos em 60 minutos.
Para a solução de mates diretos em 3 movimentos em competições oficiais é necessário indicar todos os lances e variantes até o último movimento das brancas antes do mate. A anotação se inicia com a chave, a ameaça ou indicação de zugzwang (que vale pontos!), todas as defesas pretas e as respostas das brancas para estas defesas. Defesas das pretas que levam mate em menos movimentos que o estipulado não precisam ser anotadas.
A pontuação máxima é de 5 pontos mas soluções parciais recebem uma fração destes valor.
Boa sorte!
Abaixo listamos a solução do problema da semana passada. Os números entre parênteses indicam a pontuação recebida por cada movimento encontrado e anotado pelo solucionista naquela competição.
Mate em 2
Solução:
1. Cb:d4! [5]