Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2


Partilhe esta Página

 


SISTEMA COLLE
SISTEMA COLLE

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O Sistema Colle é uma abertura de xadrez introduzida pelo belga Edgard Colle no início dos anos 20. É uma variante da Abertura do Peão da Dama, caracterizada pelo sistemático desenvolvimento das peças menores brancas, visando o avanço do peão do rei à e4. Apesar de ser considerada uma abertura sólida, é também muito inflexível, o que a torna pouco popular nos jogos dos Grandes Mestres.

O Sistema Colle é mais um esquema de jogo do que uma abertura. As brancas jogam d4, Cf3, e3, Bd3, 0-0, Cbd2 e possivelmente c3, quase sem importar com o que respondam as negras. A teoria de aberturas tem uma importância secundária.

Como o Sistema Colle praticamente ignora as respostas das pretas, é considerado uma boa ferramenta para jogos Blitz, para evitar variações de jogadas pelas pretas ou para forçar o oponente a pensar no início do jogo.

 

 

                            Edgard Colle

 

                (Gante, 18 de maio de 1897 – Gante, 20 de abril de 1932) foi um enxadrista belga, pioneiro na utilização da abertura que leva o seu nome, o Sistema Colle. O Sistema Colle, 1. d4 d5, 2. Cf3 Cf6, 3. e3 seguido de Bd3, c3, e Cbd2, é uma forma reversa da Defesa Semieslava. O sistema teve seu auge durante a década de 1920 e 1930, tendo o próprio Colle a utilizado frequentemente até a sua morte, obtendo excelentes resultados na maioria dos torneios internacionais (primeiro lugar em Amsterdam em 1926, a frente de Tartakower e do futuro campeão mundial Max Euwe; primeiro lugar em Merano em 1926 e primeiro lugar em Scarborough em 1930 a frente de Maroczy e Rubinstein e terceiro em Paris em 1924 a frente de Euwe). Colle tem um número incrível de vitórias com esta abertura, incluindo algumas brilhantes como a partida Colle - O'Hanlon, em Nice-1930, conhecida como o melhor exemplo do sacrifício Presente de Grego.

 

1.d4 d5 2.Cf3 Cf6 3.e3 c5 4.c3 e6 5.Bd3 Bd6 6.Cbd2 Cbd7 7.O-O O-O 8.Te1 Te8 9.e4 dxe4 10.Cxe4 Cxe4

11.Bxe4 cxd4 12.Bxh7+ Rxh7 13.Cg5+ Rg6 14.h4 Th8 15.Txe6+ Cf6 16.h5+ Rh6 17.Txd6 Da5 18.Cxf7+ Rh7 19.Cg5+ Rg8 20.Db3+ 1-0 (Pretas abandonam)

 

                Por causa de sua estrutura sólida de peões, posições lógicas das peças, e uma estratégia coerente, esta abertura é iniciada a enxadristas iniciantes como uma maneira segura de alcançar um meio de jogo bom. Portanto, o Sistema Colle é frequentemente utilizado em níveis amadores e torneios estudantis, mas pouco frequente em níveis profissionais. Isto é algumas vezes atribuído ao fato de o sistema ser considerado passivo. De acordo com a teoria moderna das aberturas as Brancas podem conseguir uma posição sólida, mas não forçar uma ruptura contra um oponente bem preparado.

                Atualmente o sistema tem sido utilizado por alguns grandes mestres como Pia Cramling, Susan Polgar, e mais notavelmente por Artur Yusupov, que prefere jogá-lo com 3…b3 e um fianqueto na ala da dama (esta particular formação é conhecida como Colle-Zukertort).

                A carreira de Colle foi interrompida pela doença. Depois de ter sobrevivido a três difíceis operações para curar uma úlcera gástrica, morreu depois de uma quarta, aos 34 anos de idade.

As pretas possuem uma variedade de Sistemas Anti-Colle, sendo um dos mais dinâmicos a Defesa Índia da Dama. A técnica é bem ilustrada na partida Colle-Capablanca de 1929

topo